O Projeto ODS & Arte

João Luiz Fiani

"A Secretaria de Estado da Cultura acredita na arte como ferramenta para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável. Trabalhamos pela valorização na nossa cultura e pela preservação e proteção do nosso patrimônio cultural, garantindo assim que gerações futuras tenham acesso à nossa história. Incentivamos a produção cultural e a economia criativa, que gera empregos e melhora a qualidade de vida. Também acreditamos no poder da transformação social por meio da arte, por isso promovemos ações afirmativas que sejam inclusivas e contribuam para o fim de todo tipo de discriminação. Desenvolvemos ações para a inclusão de todos nas políticas públicas culturais, viabilizando a criação, a preservação, a difusão, a valorização humana, a fruição cultural e a igualdade para todos.

Por acreditar que a arte é inclusiva e transformadora, a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná apoia este projeto pioneiro e inovador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entendemos que valorizar a na nossa cultura é trabalhar para a salvaguarda do nosso patrimônio cultural."

João Luiz Fiani
Secretário da Cultura do Paraná


Nemécio Muller

"Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS nos levam à uma imersão em conceitos globais que nos levam a nos relacionar com a geopolítica. A navegarmos por todos os territórios, a descobrir o mundo com um sentimento de paixão pelos sentidos de transversalidade que movem o globo. Tais como: ar, terra, água, vento, natureza, clima, energia, desigualdades, meio ambiente, culturas, equidade de gêneros, pobreza, fome, parcerias, cidades, povoados, tribos, paz e justiça.

E por comprometimento e amor aos 17 ODS da Agenda 20/30 da ONU, nasceu como fruto dessa entrega o projeto ODS&ARTE PARANÁ, um legado de linguagem que ultrapassa territórios, que nos absorve em dezessete leituras traduzidas pela Arte Contemporânea, contemplado o primeiro start de um leque de várias ações culturais que estarão por vir. Sem dúvida, de forma a estimular e transpor a passagem das divisas globais.

Um novo olhar sobre o mundo, como a frase de John Butler, surge por acreditar que: “A arte transforma pessoas e pessoas transformam o mundo”."

Nemécio Muller
Coordenador do Projeto “ODS & ARTE”


Sabine Feres

"17 artistas residentes em Curitiba no Estado do Paraná–Brasil, reunidos em torno de um projeto de arte para estimular a divulgação e a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável os ODS com foco na Agenda 2030 da ONU.

Os artistas receberam a tarefa de interpretar e criar, cada qual dentro da sua linguagem, uma imagem que reuniversalizará por meio da arte os 17 ODS, num desafio de transpor a sua criação em telas de 90x90x4cm e chassi de pinus, pintadas com tinta acrílica a base d’água, atóxica para priorizar a sustentabilidade. Conceito baseado numa proposta que leva em conta originalidade, criatividade e respeito ao meio ambiente.

Somos resultado de um processo social, cultural, histórico e artístico, portanto, para que ocorram mudanças culturais no âmago das políticas de desenvolvimento sustentável e de cidadania, precisamos garantir uma ampliação das visões, possibilitar novos caminhos ao ser humano e evitar as conseqüências dos impactos globais.

Nós artistas, equipe ODS&ARTE PARANÁ, reunidos em prol de um projeto cultural, temos por objetivo incentivar e fomentar a arte, pois este projeto não possui um fim em si mesmo, muito pelo contrário, ele nasce com o propósito de ser uma ferramenta itinerante de difusão e conscientização dos ODS AGENDA 2030 da ONU.

Não há como ser diferente, ou agimos agora, ou a vida neste planeta se tornará impossível. Vamos construir um trabalho com ênfase sistêmica e mensurável das contribuições culturais para o desenvolvimento sustentável. Temos o dever e a obrigação de deixar um verdadeiro legado para as futuras gerações." -

Sabine Feres
Curadora

Recomendar esta página via e-mail: